Uma casa adaptada para idosos é essencial para evitar riscos de quedas e acidentes na terceira idade. Não é apenas para idosos acabamos e sim para todos que já chegaram na terceira idade.

Se você tem uma pessoa que chegou na terceira idade, é fundamental que a casa esteja adaptada para o idoso.

Atente para esse nosso artigo que traz dicas relevantes para você, já que nesta fase continuamos achando que podemos fazer tudo da maneira como fazíamos quando jovens e não é bem assim.

A musculatura, a elasticidade e o equilíbrio não são os mesmos, isso já é comprovado cientificamente.

Assim, simples tarefas cotidianas como subir e descer escadas acabam se tornando um risco, mas podem ser evitadas utilizando acessórios e equipamentos adequados.

Continue lendo este artigo e saiba quais são estes acessórios e onde aplicá-los. Boa leitura!

Escadas, rampas e degraus

Para contribuir com a segurança na hora de subir e descer é muito importante instalar os equipamentos abaixo:

  • Rampas para facilitar a subida e descida de degraus.
  • Coloque corrimões firmes na altura de 90cm de forma que estes possam dar o apoio necessário na hora de subir e descer escadas.
  • Escolha materiais antiderrapantes para pisos, escadas e rampas.

Elevadores

Caso queira investir um pouco mais e na sua casa tem uma escala longa, opte por um elevador de escada, facilita demais a vida e evita muitos acidentes para o idoso.

Como demonstramos na vídeo do canal Porteleva – Soluções de Mobilidade, Lda. abaixo:

Cozinha livre de acidentes

Além das escadas, a cozinha é um dos ambientes que os idosos passam a maior parte do tempo. Os acidentes são diversos e não se limitam apenas as famosas queimaduras com o fogão…

Uma cozinha bem adaptada para idosos não possui aquele famoso paninho de chão para enxugar respingos que é a causa de muitos tombos.

Também é ideal mudar os armários para serem acessíveis, o ideal é a 130 cm do piso com prateleiras que não devem ser fundas para evitar que objetos caiam no rosto e corpo, causando ferimentos.

As pias devem estar a 85 cm do piso de preferência sem armários embaixo para possibilitar o seu uso pelos cadeirantes.

Banheiro acessível

O banheiro talvez seja o cômodo campeão em acidentes domésticos com idosos. Por isso, precisamos ter atenção e cuidado redobrado, investindo fortemente na segurança desse ambiente para isso invista em:

Barras de apoio ao lado do vaso sanitário e dentro do box do chuveiro para facilitar a mobilidade do idoso e para que ele possa, caso algum incidente ocorrer como uma queda de pressão, se apoiar nestes e evitar a queda.

Foto 1 - Kit 2 Barras De Apoio Para Banheiro Em Aço Para Idosos 77cm
Imagem ilustrativa

Além das barras, recomendamos colocar dentro do box banquinhos e tapetes antiderrapantes.

Outro detalhe que não é dado a devida importância é a porta do box que deve ser de um material resistente.

E se você instalá-la para que esta abra para fora, poderá contribuir para que uma pessoa consiga abri-la com mais facilidade caso ela precise socorrer o idoso.

Uma tecnologia que pode ser implementada em conjunto com esses acessórios é a campainha de emergência, muito utilizada em hospitais.

Corredores e Portas amplas

Não adianta nada investir nestes acessórios de segurança por toda casa, se o idoso não conseguir nem passar pela porta e circular pelos ambientes.

Por isso, troque portas estreitas por portas largas que possibilitam a passagem de idosos cadeirantes ou que usem muletas. Além disso, utilize maçanetas de alavanca que são mais fáceis de abrir, pois não necessitam da aplicação de muita força.

A  norma brasileira de Acessibilidade – NBR 9050 – que estabelece critérios para a construção de empreendimentos acessíveis para pessoas cadeirantes e para pessoas com mobilidade reduzida como os idosos dão algumas diretrizes que podem ser aplicadas nos ambientes de circulação da sua casa.

Como por exemplo, a norma estabelece que uma pessoa que utiliza um andador ou é cadeirante necessita de 90 cm livres para circular e uma pessoa que utiliza a bengala 75 cm.

Móveis resistentes

Jogue fora as cadeiras de plástico do churrasco de domingo, pois elas são um perigo para a terceira idade!

Invista em móveis resistentes, mas tome cuidado para não comprar móveis muito pesados que podem ser difíceis de manusear e se caírem em alguém podem gerar ainda mais estragos.

Dessa forma, aconselhamos fixar os móveis com adesivos nos pés da mesinha de centro, sofás, cadeiras, etc.

Iluminação automática

Quando chegamos na terceira idade nossa visão fica cada vez mais prejudicada, por isso é muito importante investir em ambientes que tenham uma iluminação adequada e frequente.

Para isso, invista em uma iluminação que esteja conectada a sensores de presença em pontos importantes como por exemplo: no corredor para chegar até o banheiro, nas escadas, garagens e no quintal.

Estes sensores devem ser posicionados na parede ou no teto e podem ser utilizados com diferentes tipos de lâmpadas.

Além disso, quando for pensar na pintura dos ambientes opte por cores claras, porém estas devem contrastar com outros móveis e superfícies para facilitar a visualização.

Quarto seguro

O quarto de uma pessoa que está na terceira idade deve ser confortável e arejado, mas ao mesmo tempo deve oferecer muita segurança.

Este quarto deve ficar de preferência no piso térreo da residência, próximo ao banheiro e áreas comuns.

O colchão não deve ser muito mole para não afundá-lo, dificultando a hora de levantar. E a cama não pode ser muito alta, impedindo o idoso de sentar e apoiar os pés no chão.

Os interruptores de luz devem estar o mais próximo da cama e devem ser facilmente acionáveis.

Agora que você já sabe como tornar uma Casa adaptada para idosos, aplique estas dicas e garanta mais segurança!

Viu como não é difícil tornar uma casa adaptada para idosos? É só investir em acessórios e saber disponibilizá-los nos lugares corretos. Agora é só colocar em prática!

Quer saber mais sobre o mundo da terceira idade? Então continue acompanhando o blog!

Outras matérias que podem te interessar:

Companhia para quem já chegou na Melhor Idade
Telefone/WhatsApp: (11) 99517-0476
E-mail: contato@filio.com.br
Facebook: Filio
Instagram: @filioacompanhantesdeidosos

Open chat